Cuidados com a saúde

Lazer

Envelhecer é um processo natural. Mas, junto com ele, ocorrem também mudanças, comuns na vida de qualquer pessoa. Uma dessas alterações, de âmbito social, é o aumento considerável do tempo livre. Embora muita gente sonhe com dias de paz e sossego, existem aqueles que sofrem e se lamentam diante de uma nova realidade.

Isso acontece, principalmente, porque aqueles que se encontram atualmente na Terceira Idade não contaram, em seus dias de juventude, com a oportunidade de desenvolver outros valores, senão o do trabalho remunerado. Portanto, na época da aposentadoria, não se sentem preparados ou motivados a usufruir seu tempo livre em atividades desvinculadas do processo de produção.

Incentivo ao lazer

O mais importante é despertar no idoso o interesse em ocupar o tempo livre conquistado após muitos anos de trabalho e contribuição para a formação da sociedade presente. Essa ocupação visa auxiliá-lo na manutenção de seu equilíbrio físico e social, afastando-o do processo de isolamento, ocorrência freqüente nas zonas urbanas que, ao longo do tempo, pode contribuir para o estabelecimento de um envelhecimento patológico.

O lazer envolve diferentes áreas de interesse que serão procuradas pelo idoso de acordo com seu nível social, cultural e profissional.

Interesses físicos: englobam todas as atividades realizadas durante a utilização do tempo livre.
Interesses práticos: são as atividades utilitárias e desinteressadas que podem ser praticadas pelos idosos. Englobam os trabalhos manuais executados, costura, tricô, crochê, jardinagem etc.
Interesses artísticos: englobam todas as atividades ligadas às artes por meio das quais os idosos podem expressar concretamente sua criatividade.
Interesses intelectuais: são as atividades voluntárias que visam às expressões cognitivas acompanhadas por uma inclinação, uma “paixão”. Podem ser desenvolvidas em diferentes campos como cinema, teatro, leitura, cursos, palestras entre outros.
Interesses sociais: além de estarem imbricados em todos os outros, relacionam-se às atividades que favoreçam o desenvolvimento da sociabilidade e de formações de grupos evitando, dessa forma, o isolamento social do idoso.

Contato

(19) 3826-3055
(19) 3876-5181
(19) 98287-6344
contato@bosquedosipes.com.br

Endereço

Rua Antônio Ferragut Neto, 231, Pinheirinho, Vinhedo/SP.

Horário de funcionamento

(Setor administrativo)
De segunda à sexta-feira, das 8 às 18 h.

Redes sociais

 

Todos os Direitos Reservados © Bosque dos Ipês

Desenvolvido por:

Open chat
Olá 👋 Precisa de ajuda?