Cuidados com a saúde

Higiene Pessoal

Durante os cuidados higiênicos o cuidador deve aproveitar para estabelecer um contato humano com o idoso e observar sistematicamente o seu aspecto geral, condições da pele, estado nutricional entre outros.

Sugestão de adaptações:

Colocação de uma cadeira ou banco no interior do boxe;

Espelho inclinável;

Apoio ao lado do vaso sanitário;

Chuveiro ajustável;

Alças de apoio nas laterais do boxe;

Suporte de sabonete;

Piso não escorregadio (uso de tapete antiderrapante);

Boa iluminação;

Espaço livre de 1,5 m;

Torneiras tipo alavanca;

Altura adequada do vaso sanitário;

Trilhos de apoio para as toalhas;

Ausência de degraus no acesso ao banheiro.

Os idosos incontinentes que perderam o controle urinário são os que apresentam distúrbios como demência, acidente vascular cerebral, paciente sob efeito de drogas, e outros. É importante lembrar que nos cuidados do idoso do sexo masculino podem ser utilizadas luvas tipo cirúrgicas e/ou fraldões.

Higiene dos cabelos

A freqüência da lavagem dos cabelos está associada ao tipo de cabelo e também à cultura do idoso. Para a maioria das pessoas, lavá-los uma ou duas vezes por semana é suficiente. O idoso deve lavar a cabeça pelo menos uma vez a cada dez dias, massageando bem o couro cabeludo. Os cabelos devem ser escovados diariamente para estimular a circulação do couro cabeludo. É importante também a procura de parasitas (ex.: piolhos, caspa).

Maquiagem

A boa aparência influi na autoestima, portanto, o uso de outros produtos de maquiagem como batom, sombra, blush, podem ser utilizados conforme os hábitos da idosa, tendo-se o cuidado de não expô-la ao ridículo quando usados em exagero.

Higiene oral (da boca)

Os benefícios são a eliminação de restos de alimentos e microorganismos, a prevenção de problemas nos dentes e infecções, o estímulo da circulação do sangue, além da sensação agradável na boca.

Os pés

É necessário darmos uma atenção especial aos pés dos idosos, principalmente quanto à presença de lesões por fungos, calos, úlceras ou desvios nos dedos. Nos idosos as unhas podem ser quebradiças e estriadas, para facilitar seu corte recomenda-se a imersão em água morna com bicarbonato de sódio, para favorecer o seu amolecimento, tendo o cuidado ao cortá-las para evitar lesões. Após cortá-las, em linha reta lixá-las bem, eliminando pontos aguçados. Caso se detecte a presença de calos, não se deve tentar removê-los. É melhor procurar um especialista.

Contato

(19) 3826-3055
(19) 3876-5181
(19) 98287-6344
contato@bosquedosipes.com.br

Endereço

Rua Antônio Ferragut Neto, 231, Pinheirinho, Vinhedo/SP.

Horário de funcionamento

(Setor administrativo)
De segunda à sexta-feira, das 8 às 18 h.

Redes sociais

 

Todos os Direitos Reservados © Bosque dos Ipês

Desenvolvido por:

Open chat
Olá 👋 Precisa de ajuda?