Cuidados com a saúde

Visão

A visão constitui um dos dos sentidos mais importantes do ser humano, uma vez que é através dela que ocorre grande parte do nosso relacionamento com as pessoas e com o meio em que vivemos.

Ao envelhecer começam a surgir mudanças em todo o corpo, inclusive nos olhos, alterando, assim, a visão. Dessa forma há alguns pontos importantes a serem observados quanto a saúde ocular do idoso como os destacados a seguir:

Nunca use colírios caseiros.

Não faz mal para os olhos assistir à televisão próximo a ela ou ler com pouca luz. Nestas condições as pessoas podem apresentar dor de cabeça ou outro desconforto, porém a vista não é prejudicada.

O uso de óculos não enfraquece a vista. Mantenha as lentes dos óculos sempre limpas, pois facilitará a visão.

O idoso deve evitar fazer caminhadas ou dirigir à noite.

Ler em veículos em movimentação não prejudica a vista. As pessoas apenas podem sentir um ligeiro mal estar, decorrente do esforço que acabam tendo que fazer com a vista, para conseguir ler.

Qualquer pessoa deve evitar levar lenços aos olhos, principalmente os de tecidos que acumulam sujeira e podem levar à inflamação ou à infecção. Prefira os lenços de papel porque são macios e limpos. Se não for possível comprá-los, pode-se usar o papel higiênico, contudo é preciso deixar um desses rolos somente para limpar os olhos, para não causar infecção. Sempre após o uso eles devem ser jogados fora. Mantenha o lenço dobrado e guardado em local limpo.

Não se deve poupar a vista deixando ler, assistir à televisão, fazer tricô, etc. Não faz mal, às pessoas idosas, usar a vista para tais atividades.

Não se deve coçar os olhos. Se eles começarem a arder, lacrimejar e causar sensação de areia, observe se estão vermelhos e se há secreção (ramela). Faça uma boa limpeza ocular. É útil a aplicação de compressas frias sobre as pálpebras e com os olhos fechados.

Procure manter o idoso com os olhos limpos, lavando-os com água corrente.

Durante a noite, mantenha acesa uma luz fraca nos ambientes em que o idoso costuma ir, como por exemplo, banheiro e cozinha, para que ele possa enxergar melhor, evitando, assim, possíveis quedas e machucados.

Evite mudar os móveis ou outros objetos de lugar. Se precisar fazê-lo, explique ao idoso o motivo e mudança feita.

O idoso deve evitar fazer caminhadas ou dirigir à noite.

Teste a visão periodicamente.

Contato

(19) 3826-3055
(19) 3876-5181
(19) 98287-6344
contato@bosquedosipes.com.br

Endereço

Rua Antônio Ferragut Neto, 231, Pinheirinho, Vinhedo/SP.

Horário de funcionamento

(Setor administrativo)
De segunda à sexta-feira, das 8 às 18 h.

Redes sociais

 

Todos os Direitos Reservados © Bosque dos Ipês

Desenvolvido por:

Open chat
Olá 👋 Precisa de ajuda?