Cuidados com a saúde

Alimentação e Hidratação

À medida que surge o envelhecimento, ocorrem mudanças no corpo, que passa a ter necessidade de certas substâncias nutritivas dos alimentos. As alterações nos órgãos da digestão levam à diminuição da capacidade de absorção alimentar, à atrofia das glândulas salivares e à diminuição do paladar. Desse modo, devemos observar que a alimentação dos idosos deve, sempre que possível:

Ser equilibrada de proteínas, vitaminas e sais minerais;

Conter baixo teor de gorduras;

Ser rica em fibras;

Ser moderada na quantidade de sal e açúcar;

Ter boa quantidade de líquidos;

Obedecer a um fracionamento de refeições (menor volume das refeições/ maior número de refeições ao dia);

Conter alimentos de fácil digestão (sempre bem cozidos e evitar frituras);

Apresentar aspecto agradável;

Respeitar seus hábitos alimentares.

Hidratação

A oferta constante de líquidos é fundamental. Os idosos apresentam uma diminuição da quantidade de água corporal total, gerando freqüentemente uma desidratação simples, caracterizada por apatia, ressecamento das mucosas, etc. Deve-se levar em conta que, dependendo do grau de debilitação, o idoso é menos sensível à sede, sendo muitas vezes incapaz também de solicitar líquidos.

Fatores de ordem ambiental, como calor excessivo, febre, falta de ar, diabetes descompensado e infecção podem determinar quadros de desidratação extremamente graves. A oferta de líquidos deve ser feita em intervalos regulares.

Alimentação por sondas

As sondas enterais ou gástricas são utilizadas quando o paciente não pode se alimentar pela via oral, quando sua ingestão é insuficiente ou mesmo quando sua digestão ou absorção está prejudicada. O suporte nutricional enteral nestes casos é necessário para garantir o aporte nutricional alimentar adequado.

 A oferta da dieta por via oral deve ser feita sempre com o idoso sentado. As dietas enterais são combinações de alimentos especiais, na consistência líquida, preparados em casa, de acordo com alguns cuidados elementares de limpeza e esterilização.

Após a administração da dieta pela sonda, deve-se injetar água para mantê-la limpa e sem risco de entupimento e obstrução. A hidratação por sonda é um recurso importante para os idosos com dificuldades de ingestão de líquidos.

Deve-se permitir que o idoso alimente-se por si só, se ele for capaz. A ajuda deve ser oferecida quando houver necessidade. A utilização de equipamentos especiais para facilitar a alimentação do idoso é um recurso útil que assegura sua independência. Para isso, é importante a contribuição do terapeuta ocupacional.

A observação constante durante a alimentação do idoso permite corrigir as dificuldades apresentadas na deglutição. A dieta líquida ou pastosa é uma possibilidade usada para diminuir o problema do engasgo, que o idoso com sequela de “derrame” apresenta com freqüência na fase inicial de sua recuperação.

Contato

(19) 3826-3055
(19) 3876-5181
(19) 98287-6344
contato@bosquedosipes.com.br

Endereço

Rua Antônio Ferragut Neto, 231, Pinheirinho, Vinhedo/SP.

Horário de funcionamento

(Setor administrativo)
De segunda à sexta-feira, das 8 às 18 h.

Redes sociais

 

Todos os Direitos Reservados © Bosque dos Ipês

Desenvolvido por:

Open chat
Olá 👋 Precisa de ajuda?