Cuidados com a saúde

Atividade física
na terceira idade
Alimentação e Hidratação
na terceira idade

Alimentação e hidratação

À medida que surge o envelhecimento, ocorrem mudanças no corpo, que passa a ter necessidade de certas substâncias nutritivas dos alimentos. As alterações nos órgãos da digestão levam à diminuição da capacidade de absorção alimentar, à atrofia das glândulas salivares e à diminuição do paladar.

Ambiente

Em relação ao ambiente deve-se tomar algumas precauções como: Não encerar o chão para evitar que fique escorregadio. Pisos escorregadios podem ser melhorados colocando-se pequenas faixas de lixa de parede, com as partes ásperas voltadas para cima, nos locais de passagem, ou usando tintas antiderrapantes especiais para piso;

Audição

Ouvir o canto dos pássaros, a voz dos netos, a música favorita. A audição é mesmo um dos sentidos que mais prazer pode proporcionar ao idoso. Quando ele fica comprometido, pode causar mudanças na personalidade e até mesmo na capacidade de se proteger no meio ambiente. Por esses motivos, é importante prestar atenção se o passar dos anos não comprometeu essa função.

Atividade física

Ninguém duvida que a atividade física e a movimentação são funções vitais e essenciais para homens e mulheres em qualquer idade. No caso do idoso, compete aos familiares, enfermagem, junto com outros profissionais e cuidadores responsáveis, desenvolver maneiras que facilitem o ir e vir com segurança e dentro das condições estabelecidas pelo médico.

Comunicação

Com o processo do envelhecimento, várias estruturas do corpo são comprometidas interferindo na comunicação. Destacamos entre as mais importantes os ouvidos, os olhos e a fala.  As doenças mais comuns que afetam a comunicação do idoso são: o derrame cerebral, a hipertensão arterial, infarto, arteriosclerose, as doenças mentais e as demências, as quedas e os acidentes, a perda da memória ou esquecimento, a fadiga e outras situações.

Dor

Envelhecer não significa, por si só, uma sentença para sentir dor. Na realidade, esse tipo de desconforto é decorrente de inúmeras doenças que, junto com elas, acarretam sofrimento moderado, médio ou intenso. Quanto maior essa manifestação, mais complicado será ao idoso executar diferentes atividades. A dor aguda é aquela com menos de seis meses de duração. Já a manifestação crônica ultrapassa esse limite e representa um grande desgaste físico e psicológico para o indivíduo, além de provocar alterações em sua socialização.

Higiene pessoal

Durante os cuidados higiênicos o cuidador deve aproveitar para estabelecer um contato humano com o idoso e observar sistematicamente o seu aspecto geral, condições da pele, estado nutricional entre outros. A utilização de água morna leva a um relaxamento dos músculos, favorecendo a sensação de bem estar e de descanso, em virtude de sua ação calmante e sedativa.

Incontinência

A perda involuntária da urina e das fezes é um dos problemas mais significantes para muitos idosos, conhecido como “incontinência urinária e/ou fecal”. Embora a perda urinária seja mais freqüente que a fecal, muitas vezes ambas podem ocorrer ao mesmo tempo.

Lazer

Envelhecer é um processo natural. Mas, junto com ele, ocorrem também mudanças, comuns na vida de qualquer pessoa. Uma dessas alterações, de âmbito social, é o aumento considerável do tempo livre. Embora muita gente sonhe com dias de paz e sossego, existem aqueles que sofrem e se lamentam diante de uma nova realidade.

Pele

Não importa a idade do idoso: manter sua pele limpa e bem tratada é fundamental para que o organismo possa se defender contra o vento, o frio, o calor, a presença de microorganismos e outros agressores que provocam desconforto. Essa tarefa se torna mais complexa com o passar dos anos, quando ocorre perda de elasticidade, além de ressecamento e desnutrição. Cuidados simples, porém, ajudam a reverter esse quadro.

Sono e repouso

Sono e repouso são necessidades humanas básicas. E isso vale tanto para o bebê recém-nascido como para o idoso. Quando a privação acontece, podem ocorrer prejuízos para o seu bem estar e para a sua saúde. Uma pessoa que, por qualquer motivo, sofra de insônia e permaneça sem dormir por um tempo mais ou menos longo, provavelmente apresentará sintomas como cansaço e dor de cabeça, além de irritabilidade e depressão.

Uso de medicamentos pelo idoso

Os idosos geralmente usam vários medicamentos e, portanto, estão sujeitos a apresentarem mais efeitos adversos. Alguns cuidados tomados desde a consulta médica até a hora de ingerir o medicamento ajudam a diminuir o risco de efeitos indesejáveis.

Visão

A visão constitui um dos dos sentidos mais importantes do ser humano, uma vez que é através dela que ocorre grande parte do nosso relacionamento com as pessoas e com o meio em que vivemos. Ao envelhecer começam a surgir mudanças em todo o corpo, inclusive nos olhos, alterando, assim, a visão.

Contato

(19) 3826-3055
(19) 3876-5181
(19) 98287-6344
contato@bosquedosipes.com.br

Endereço

Rua Antônio Ferragut Neto, 231, Pinheirinho, Vinhedo/SP.

Horário de funcionamento

(Setor administrativo)
De segunda à sexta-feira, das 8 às 18 h.

Redes sociais

 

Todos os Direitos Reservados © Bosque dos Ipês

Desenvolvido por:

Open chat
Olá 👋 Precisa de ajuda?