Blog Bosque dos Ipês

Intolerância alimentar x alergia – Como diferenciar?

blog_intolerancia-alimentar

Alergia e intolerância alimentar tem origens diferentes, apesar dos seus sintomas se confundirem.

A Intolerância é um distúrbio relacionado com a baixa ou com a não produção de enzimas para digerir determinado nutriente, mais comum em crianças e adultos.

Sintomas: dor e distensão abdominal, excesso de gases intestinais, sensação de queimação na garganta, vômitos e diarreia, que podem se manifestar em algumas horas ou até dias. Os sinais são mais gastrointestinais, com dificuldades na digestão do alimento.

Exemplo: Intolerância à lactose, dificuldade do organismo em degradar o açúcar presente no leite, devido à falta da enzima lactase, responsável por essa tarefa.

Alimentos mais intolerantes: leite e derivados, glúten, banana, frutas cítricas, carnes processadas, aditivos alimentares (conservantes, corantes, aromatizantes, presentes em inúmeros produtos industrializados).

Na alergia, o organismo reage à proteínas específicas de um alimento como inimigas, enviando células de defesa para seu combate.

Neste caso, ocorre uma autoagressão ao organismo. Coceira, inchaço nos lábios ou na língua, falta de ar, tosse, diarreia, urticária, vermelhidão na pele, vômito, estão entre as principais manifestações, que geralmente são imediatas.Nos casos mais graves, ocorre o choque anafilático.

Principais alimentos alergênicos: peixes e frutos do mar, ovo, trigo, soja, amendoim, castanhas, leite e derivados.

O diagnóstico só pode ser feito pelo médico. O tratamento se dá pela exclusão do alimento alergênico e nos casos de intolerância, como a exemplo do leite, pela ingestão da enzima lactase, responsável pela digestão do mesmo.

Contato

(19) 3826-3055
(19) 3876-5181
(19) 98287-6344
contato@bosquedosipes.com.br

Endereço

Rua Antônio Ferragut Neto, 231, Pinheirinho, Vinhedo/SP.

Horário de funcionamento

(Setor administrativo)
De segunda à sexta-feira, das 8 às 18 h.

Redes sociais

 

Todos os Direitos Reservados © Bosque dos Ipês

Desenvolvido por:

Open chat
Olá 👋 Precisa de ajuda?