Blog Bosque dos Ipês

Disfagia: Quando engolir se torna uma problema?

O envelhecimento humano traz diversas mudanças estruturais, funcionais e neurais. Essas alterações podem comprometer órgãos e funções diversas. Uma das funções que se destaca é a deglutição (ato de engolir). A disfagia é uma falha nesse processo e pode ocorrer devido a alterações resultantes de doenças neurológicas, como Parkinson, Acidente Vascular Encefálico (AVE) e Alzheimer, entre outras.

Também pode resultar de alterações estruturais, em decorrência de tumores e traumas. Seus sintomas estão geralmente ligados a dificuldade de mastigação, tosses, engasgos e perda de peso.

As complicações decorrentes da disfagia envolvem risco de desnutrição, desidratação, complicações respiratórias e pneumonia aspirativa. Considerando que a refeição deve representar um momento prazeroso, de socialização e interação familiar, a disfagia também tem impactos sociais e emocionais.

Como devo tratar este problema?

Caso o idoso seja cognitivamente saudável é importante que se procure um fonoaudiólogo . Este profissional o ajudará na reeducação do ato de engolir. Já para casos em que o paciente possui uma doença degenerativa, o ideal é ter um acompanhamento de uma equipe multidisciplinar com médico, fonoaudiólogo e nutricionista.

Contato

(19) 3826-3055
(19) 3876-5181
(19) 98287-6344
contato@bosquedosipes.com.br

Endereço

Rua Antônio Ferragut Neto, 231, Pinheirinho, Vinhedo/SP.

Horário de funcionamento

(Setor administrativo)
De segunda à sexta-feira, das 8 às 18 h.

Redes sociais

 

Todos os Direitos Reservados © Bosque dos Ipês

Desenvolvido por:

Open chat
Olá 👋 Precisa de ajuda?